Aventuras de uma Adelaide de Salto Alto

"Pede direeeeito" berrava o gênio do guarana antarctica na minha cabeca quando o avião aterrissava em Asuncion. Pois é, acabei ficando em são paulo, mas a quase mudança pro Paraguai libertou minha porção verborrágica. Então aí está: aventuras de uma Adelaide de Salto alto em terras paulistanas. Mano.

Wednesday, March 09, 2005

E dou fé

Segmentação de tribos é coisa que sempre existiu. Tão bem retratada nos filmes esteriotipados de High School americanos onde os garotos "cool" (formados por atletas e líderes de torcida) não se misturam com os nerds (normalmente membros do clube de xadrez) na mesa do almoço, ela não é uma exclusividade da terra de Tio Sam. Afinal, quem nunca passou um recreio aonde metaleiros, maconheiros e patricinhas se estranhavam de pontos estratégicos do pátio?
A gente foi crescendo e as denominações foram apenas mudando. Surgiram os grunge, os plínios (referência ao Plínio da turma do Bolinha/Luluzinha que, além de arrumadinho era também rico) e outros grupos providos até de entonação regional.Os coquinhos paulistas são os paraíbas cariocas e assim vai.
E por falar em cariocas, a gente precisa admitir que eles sempre foram uns dos povos mais criaticos em matéria de segmentação humana. Vem dos hpmens dos subúrbios cariocas a criação das popozudas, preparadas e cachorras que assolou o país.
Mas aí as mulheres resolveram contra-atacar e criar, elas mesmas, sua auto-denominação. E é por isso que hoje se ouve, em bailes funks cariocas o grito "Quem é amante aqui levanta a mão!" E sim, elas admitem.
Hoje os bailes se dividem entre amantes e de fé. Amantes, são auto-explicativas e gritam, cheias de orgulho que ficam com o melhor dos homens."Eu sou amante porque eu posso. Falo isso com orgulho. O marido não é seu. O marido agora é nosso". E as de fé, também chamadas de cornas mesmo, são as casadas com as primeiras. E se defendem, cheias de panca, dizendo que as outras não são mulheres o bastante para serem assumidas.
Nessa toada, dizem que a maior atração da noite são os duelos (de rimas) entre as duas facções.
Será que elas não entenderam que estão se rotulando apenas pelas condições que as ligam aos homens? Dava pra se valorizarem mais, não dava não?
Mais especial mesmo é uma terceira facção que nasceu a partir dessas: é a, rufem seus tambores "Lanchinho da Madrugada", isso mesmo, aquele quebra galho que se come no final da balada.
E eu que tinha dó do cara que tocava tuba nos filmes da Sessão da Tarde,...

1 Comments:

At 4:59 AM, Anonymous Anonymous said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

 

Post a Comment

<< Home